Início Ivone Delecroide Informações Curta a Fanpage! Siga no Twitter! Siga no Istagram Siga no Pinterest Entre no Círculo! Canal Ivone Inova Image Map

17 de outubro de 2013

Stress X Qualidade de Vida


Recebi esse texto incrível da minha amiga e terapeuta Nahime Scoz. Um presente a todos, nesse momento onde um ciclo termina para dar espaço ao um novo. Aproveitem a leitura. É muito especial.

" O stress sempre surge quando nos deparamos com situações que parecem difíceis para nós. Fases da vida que parecem exigir de nos muito mais que a nossa capacidade oferece.
São emoções e sentimentos que ficam reprimidos dentro de nós, causando exaustão, nervosismo, ansiedade, tensão, irritação...e por fim essas emoções se transformam em energias densas e negativas, que passam pelo corpo causando males e doenças.

A busca por qualidade de vida é cada dia mais intensa. A busca por um lugar tranquilo, sem trânsito, sem violência, cercado de natureza e pássaros...é o sonho de muitos!
Mas a qualidade de vida principal, é a que esta dentro de nós, no nosso olhar diante da vida e das pessoas, em nossas atitudes.
Não é o lugar e as pessoas que nos trazem paz, somos nós que levamos a paz aos lugares e as pessoas, tudo mais é sintonia e afinidade. Algumas mudanças podem lhe trazer mais qualidade de vida.


Mude de Atitude!!!
A energia negativa se traduz em tudo aquilo que nos faz mal, seja de ordem física ou emocional. Quando estamos impregnados com essa energia destruidora, temos a nítida impressão de que tudo se encontra num mar de obstáculos, sem contar os sintomas de ansiedade, angústia, insegurança, desanimo ou a sensação de impotência nas realizações, em fim, parece que nada acontece. Talvez, o pior resultado da energia negativa seja a falta da boa sorte e das oportunidades em geralmente, tende a instalar o caos em nosso trabalho, nas relações afetivas e na vida familiar. Somos impelidos a pensar que a passagem dessa nuvem negra sobre a nossa vida, seja sempre o desejo de nossos inimigos, mas esquecemos que, muitas vezes, nos mesmos podemos estar provocando essa situação.

Essa energia obscura pode ser gerada pelo ciúmes, obsessão, vingança ou rancor, sentimentos que podem ter origem em nos mesmos ou nos outros. Até a depressão e a baixa auto-estima podem provocar uma onda destrutiva que bloqueia um futuro prospero e positivo. O principal escudo protetor contra energias negativas começa em nossas próprias ações. Não adianta apenas usar forças mágicas ou espirituais, se você manter uma atitude positiva perante a vida, não haverá força negativa que invada seus planos, ou inimigos que possam te destruir, somente o bem pode gerar o bem!!
Sorria mais, assista filmes de comédia, desenhos ou algo que te alegre. O melhor investimento em qualidade de vida é dedicar a si mesmo alguns minutos do dia para relaxar, ou buscar novos ideais que devolvam a alegria de viver. Uma técnica que considero ser bastante eficaz é o uso diário da limpeza da mente por meio do banho habitual. É simples: com a cabeça debaixo do chuveiro, feche os olhos e visualize uma cachoeira de água brilhante banhando seu corpo, respire fundo e calmamente, relaxe todo o corpo. Enquanto sente a força e o som da água, repita mentalmente "eu tenho a paz a harmonia e o amor". Depois de tomar esse banho, visto uma roupa clara e confortável.

Exercício de Respiração

Sente-se com a coluna reta, feche os olhos e expire o ar dos pulmões pelas narinas com força, como se estivesse tentando apagar uma vela.
Inspire o ar lentamente pensando que esta inspirando saúde, vitalidade, um novo ar, alegria, e tudo de bom: em seguida expire de novo pelas narinas um sopro rápido, pensando que esta expirando suas frustrações, ansiedade e aflições. Isso pode ser feito por alguns minutos o efeito é extraordinário. Essa mudança de ares ajuda a afastar energia negativa que se instala no seu emocional e na sua mente.

Chame Deus

Outro exercício infalível para acalmar a mente e o espírito é sentar se bem confortável e chamar Deus no seu coração, fazendo a oração da sua fé.

Boa Companhia

Escolher bem as suas companhias ajuda muito a manter a energia positiva. Evite pessoas que tenha o hábito de falar mal dos outros. Treinar a mente para ver as qualidades do outro também é uma forma de se conectar com energias positivas.

Não de Chance a raiva e a inveja

Existem dois tipos de energias negativas as exteriores e as interiores. As negatividades interiores são mais perigosas e nocivas a nossa felicidade do que as exteriores. Por exemplo, a raiva é uma imensa fonte de energia negativa tanto para nós quanto para aqueles com quem convivemos. Ressentimento, reações vingativas e falta de paciência também são muito prejudiciais. Por isso sempre examine seu coração e o tipo de pensamento que esta desenvolvendo. Observe-os. Mentes negativas atraem energias da mesma sintonia. O melhor método para afastar energias negativas e combater a raiva dentro de você, é cultivar atitudes compassivas.
Comece observando a sua mente, tente identificar a raiva quando ela esta surgindo, antes que se torne um incêndio de grandes proporções. Ela aparece quando prestamos atenção nos defeitos de uma pessoa ou de uma situação. Devemos interromper essa atenção imprópria, não são as pessoas que possuem defeitos, mas sim sua mente carregada de sentimentos, como raiva, apego, inveja ou orgulho. Esses são nossos verdadeiros inimigos e que devemos combater também em nós mesmos. Da mesma forma que não acusamos um céu repleto de nuvens, de despejar chuvas e trovões, não deveríamos nos surpreender que a pessoa atacada por raiva e outras desilusões aja de maneira errada pensando assim, você pode se acalmar e desviar sua atenção para pensamentos mais positivos.
Outra fonte perigosa de energia negativa é falar mal dos outros. Não olhe para os defeitos dos outros, olhe para os seus e procure corrigi-los. Não olhe para suas qualidades, olhe para as qualidades dos outros e procure elogia-los. Suas palavras podem ser uma arma ou um remédio para as pessoas que convivem com você. Se  beneficiar os outros, colherá resultados extremamente positivos e essa atitude protegerá você contra qualquer negatividade.

Livre-se de Entulhos

Manter a casa e o local de trabalho limpo e livre de entulhos reduz o risco de armazenar energias negativas, impedindo que a energia negativa flua. Esvaziar o espaço e remover objetos danificados, sem uso ou simplesmente amontoados é liberador e ajuda a soltar o passado e afastar a depressão. Acumulo de coisas é sinal  de apego e ligação excessiva com o passado. Liberar o espaço a nossa volta é fundamental. Limpe o ambiente, a higiene do ambiente e tão importante quanto a do corpo, mantenha sempre seu local de trabalho e a sua casa limpos. Use sempre roupas limpas, isso aumenta o seu bem estar. A noite tome um banho mormo e relaxante pensando que esta limpando e retirando de você todas as contrariedades vividas ao longo do seu dia. Sempre que poder coloque flores frescas em sua casa.

Dicas para produzir boas energias

- Ao acordar eleve seu pensamento, olhe para o céu buscando a beleza do dia que esta começado observe a cor do céu e as nuvens,
- Sempre que puder pise na terra, observe a natureza as aves, sinta o cheiro e uma flor,
- Se encante com a inocência de uma criança.
- A noite observe o céu, as estrelas e a lua, veja e sinta tudo que esta acima de você coroando suas noites e seus dias.
Como pregava Gandhi, " devemos ser a transformação que queremos no mundo" Para transformar energias negativas desafetos, guerras, violência temos de nos transformar em energias positivas, de ternura, amor, compreensão, compaixão e paz e não violência ativa. É preciso que você tenha atenção plena e constante, esforço permanente. Só assim você pode não apenas ser beneficiado, mas todo o planeta, os seres e toda a vida. Mãos em prece . Paz no seu coração."

Nahime Scoz
Terapeuta e Educadora emocional
tel. 2959-2263


Nenhum comentário:

Postar um comentário