13 de fevereiro de 2014

The Valentine's Day


The Valentine's Day ou dia de São Valentim.
Dia 14 de fevereiro, data comemorativa na qual celebra-se a união amorosa entre os casais, popularmente conhecido como do dia dos namorados, em toda Europa e nos EUA. Já no Brasil é comemorado no dia 12 de junho véspera do dia de Santo Antônio, conhecido por ser casamenteiro.
Particularmente gosto do dia 14 de fevereiro, por várias razões, a mais importante são os diversos registros históricos dando origem a data, desde o Império Romano.


No século III na cidade de Terni, nos arredores de Roma, governada por Claudius II. Roma estava envolvida em batalhas sangrentas, e Claudius II encontrava dificuldades em recrutar soldados para as legiões romanas. O imperador acreditava que a razão para o abandono dos homens, eram suas namoradas, esposas e amantes, deixadas para traz,  e decidiu proibir todos os noivados e casamentos em Roma.

Percebendo a injustiça dessa determinação, Valentim, bispo de Terni, contrariou o Imperador e continuou a realizar os casamentos dos jovens apaixonados. Quando o Imperador soube, ordenou a decapitação do bispo, que ocorreu em 14 de fevereiro de 270. Durante sua prisão o bispo recebia flores e bilhetes de jovens, dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma carta de adeus para ela, e assinou como "De seu Valentim".

Apenas em 498, o papa Gelasius santificou-o, passando o dia da sua morte estar relacionado aos apaixonados. As festividades em honra a Valentim foi substituindo as festas pagãs da época, que celebrava Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de pan (deus da natureza). Um dos rituais era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo nas mulheres com correias de couro, para assegurar a fecundidade.

Valentim se tornou um dos santos mais populares na Inglaterra e na França. Vários países adotam este dia também como feriado.
Hoje está festa é toda pintada de vermelho, cheia de corações, cupidos e flores. E parte da tradição é entregar caixas com bombons ao apaixonados, e cartões aos demais, desejando que eles encontrem o amor.

Aproveite este dia, já que  em boa parte do mundo os apaixonados estarão juntos, assim podemos nos beneficiar desta energia  de amor e esperança, que invade nossa alma.
Abandone o comercial, transforme e distribua muito afeto, carinho, flores e compartilhe de  doces lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário