Início Ivone Delecroide Informações Curta a Fanpage! Siga no Twitter! Siga no Istagram Siga no Pinterest Entre no Círculo! Canal Ivone Inova Image Map

13 de fevereiro de 2014

The Valentine's Day


The Valentine's Day ou dia de São Valentim.
Dia 14 de fevereiro, data comemorativa na qual celebra-se a união amorosa entre os casais, popularmente conhecido como do dia dos namorados, em toda Europa e nos EUA. Já no Brasil é comemorado no dia 12 de junho véspera do dia de Santo Antônio, conhecido por ser casamenteiro.
Particularmente gosto do dia 14 de fevereiro, por várias razões, a mais importante são os diversos registros históricos dando origem a data, desde o Império Romano.


No século III na cidade de Terni, nos arredores de Roma, governada por Claudius II. Roma estava envolvida em batalhas sangrentas, e Claudius II encontrava dificuldades em recrutar soldados para as legiões romanas. O imperador acreditava que a razão para o abandono dos homens, eram suas namoradas, esposas e amantes, deixadas para traz,  e decidiu proibir todos os noivados e casamentos em Roma.

Percebendo a injustiça dessa determinação, Valentim, bispo de Terni, contrariou o Imperador e continuou a realizar os casamentos dos jovens apaixonados. Quando o Imperador soube, ordenou a decapitação do bispo, que ocorreu em 14 de fevereiro de 270. Durante sua prisão o bispo recebia flores e bilhetes de jovens, dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma carta de adeus para ela, e assinou como "De seu Valentim".

Apenas em 498, o papa Gelasius santificou-o, passando o dia da sua morte estar relacionado aos apaixonados. As festividades em honra a Valentim foi substituindo as festas pagãs da época, que celebrava Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de pan (deus da natureza). Um dos rituais era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo nas mulheres com correias de couro, para assegurar a fecundidade.

Valentim se tornou um dos santos mais populares na Inglaterra e na França. Vários países adotam este dia também como feriado.
Hoje está festa é toda pintada de vermelho, cheia de corações, cupidos e flores. E parte da tradição é entregar caixas com bombons ao apaixonados, e cartões aos demais, desejando que eles encontrem o amor.

Aproveite este dia, já que  em boa parte do mundo os apaixonados estarão juntos, assim podemos nos beneficiar desta energia  de amor e esperança, que invade nossa alma.
Abandone o comercial, transforme e distribua muito afeto, carinho, flores e compartilhe de  doces lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário