Início Ivone Delecroide Informações Curta a Fanpage! Siga no Twitter! Siga no Istagram Siga no Pinterest Entre no Círculo! Canal Ivone Inova Image Map

28 de janeiro de 2014

Viajar !!!!



Descansar, relaxar, curtir os amigos a família, se sentir revigorado. O corpo precisa de descanso. A mente mais ainda, é necessário  mudar o foco, mesmo que seja por um curto período.

Como não podia ser diferente achei esse post ideal para começar o ano, para marcar o retorno das férias deste espaço, destinado a você. Vamos falar de questões práticas quando o assunto é viagem. Aproveitem.

Viajar é sempre uma delícia, ter a oportunidade de estar em contato com outras culturas e costumes, acrescenta conhecimento e experiência de vida. Seja a trabalho ou de férias, é sempre inovador.


Planeje sua viagem com certa antecedência, assim você pode aproveitar as ofertas de ocasião. Procure conhecer um pouco sobre o lugar que você pretende visita, seja  através da internet, com algum amigo que esteve lá, ou mesmo com guia de viagem que encontramos disponíveis em livrarias. São perfeitos, sempre com várias informações e dicas sobre pontos turísticos, hospedagem, transportes, restaurantes, eventos e compras.

Escolher a companhia aérea é o segundo passo. Particularmente prefiro o atendimento da TAM, voei com a Gol em um voo internacional é minha experiência não é das melhores. A America Airlines e Copa Airlines estão entre as mais procuradas. Aproveitando esse tópico, deixo alguns dicas. Procure chegar no aeroporto com 02 horas de antecedência ao seu voo, em caso de voo internacional são 04 horas. Não é exagero, no período de férias a fila do check-in e alfandega são enormes. Se sua companhia aérea tiver disponível faça o check-in online, assim a fila para a bagagem é menor.

Quanto a bagagem, todo cuidado é pouco. Seja na hora de fazer as malas e ao despachar.
Primeiro ao fazer sua mala, verifique o clima do lugar, escolha peças de fácil combinação, sapatos altos quase nunca são necessários, somente se você for em um local muito elegante e seja indispensável. Não exagere. Eu começo a fazer minhas malas uma semana antes, assim tenho tempo de visualizar o que realmente é necessário, quase sempre mudo de ideia e aproveito melhor as combinações. Quando a intensão é fazer compras, as malas precisam ir vazias, leve somente o necessários para os primeiros dias. Para despachar identifique as com etiquetas padrão e sinalize com adesivos ou fitas, assim é fácil visualizar no desembarque. Eu gosto de fotografar minhas malas, porque em caso de perda ou extravio, a companhia pede informações detalhadas,  com a marca e cor. Reserve sempre uma troca de roupa na bagagem de mão, pode ser útil. Respeite o peso determinado pela companhia, geralmente são 23 kg em voos nacionais e 32 Kg em internacionais. Cada passageiro pode despachar 02 malas. Não adianta chorar, eles são chatos em relação a isso. Também vale lembrar que líquidos e objetos cortantes não podem estar na bagagem de mão. Use um cadeado, nem sempre  ajuda. Eu mesma já tive minha mala aberta várias vezes. É só o fator psicológico da situação.

Outra questão que gera dúvidas é sobre o transporte, verifique se o local escolhido tem transporte público de qualidade. As grandes metrópoles como New York, Londres e Paris, tem uma excelente rede de metrô, você consegue visitar toda a cidade  com total segurança. Nesse caso vale a pena investir em um hotel bem localizado.

Já pra quem vai visitar Orlando, Miami ou Vegas, e não vai se hospedar dentro do complexo (no caso da Disney), vale a pena locar um veículo, pode ser apenas alguns dias, principalmente para fazer compras. Mas antes de tomar sua decisão faça as contas, inclua nela o combustível, pedágio e estacionamentos e principalmente as regras para direção na cidade escolhida.  Nem sempre é um bom negócio, dependendo do que tem em mente fazer. Por isso é importante planejar sua viagem dia a dia. Pensar nos lugares que quer visitar e como chegar lá. Comprar ingressos antecipados e reservar os melhores restaurantes é fundamental. Esses cuidados tornam sua viagem muito mais agradável.

As compras a parte favorita das mulheres, e acredite de alguns homens. Aconselho a fazer uma lista do que pretende comprar, não compre por impulso. Calcule se o preço realmente é vantajoso. Com essa alta do dólar e todas as taxas que pagamos, todo cuidado é pouco. Evite usar o cartão de crédito. Porque além da IOF de 6,37 % não há a possibilidade de parcelamento. Nos EUA você pode levar até U$ 10 mil em dinheiro.

Outra coisa que acho importante é não exagerar nas lembrancinhas, é uma cilada, sempre esquecemos de alguém. Em uma ocasião ouvi de um guia o seguinte conselho, " não gaste seu dinheiro com coisas desnecessárias, com lembrancinhas que não serão uteis, tire uma foto com a mensagem "estive neste lugar lindo e lembrei de você". Ou envie um cartão postal. As crianças são as únicas que merecem atenção. Os demais não irão guardar lembranças de uma viagem que você fez. Eles precisam de espaço para guardar as próprias lembranças."

Nem pense em descansar, principalmente em Dólar ou Euro, se prefere ficar morgando em frente ao mar ou na piscina, selecione um roteiro que proporcione isso. Pode ser Cancun, que é lindo de morrer e mais barato que muitas cidades Nordestinas. Alias vamos combinar, os preços de hotéis aqui no Brasil está pra gringo e não pra nós.

Nesta última viagem, uma coisa me deixou triste, é o fato de alguns brasileiros não saber se comportar fora de casa. Regras básicas de educação, como não gritar, recolher as bandejas em praças de alimentação, não furar fila, são esquecidas. Faz com que sejamos vistos de forma negativa. Atenção deixe as portas abertas, os melhores lugares são visitados inúmeras vezes.

Espero ter ajudo você a viajar com mais tranquilidade e mais. É maravilhoso, aproveite todas as oportunidades de visitar novos lugares. E compartilhe conosco suas experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário