13 de novembro de 2013

Amizade !!!!


Amigos, são os irmãos que escolhemos aqui na terra, são pessoas que caminham o nosso caminho. Pessoas especiais, aquelas que nos conhecem só com um olhar, respeita nossa opinião, diz sempre a verdade mesmo que ela não nos agrade. Puxa sua orelha, abraça, encara sua vida com sabedoria e compartilha com você das experiências, dos sonhos, das dúvidas, dos amores, das desilusões e das perdas. E principalmente, os amigos não condenam. As vezes as divergências causam irritações e brigas, mas logo tudo volta a ser como antes. Um verdadeiro amigo não guarda rancor, ele se comporta feito uma criança quando é contrariada.


Os amigos são o primeiro laço afetivo que estabelecemos na vida, fora do ambiente familiar. Ou simplesmente encontramos novamente. É possível ter o mesmo amigo por várias jornadas.

Quem não se lembra do primeiro amigo de escola, aquela pessoa que dividia o lanche, trocava os primeiros segredos e os suspiros. Todos nós tivemos um ou alguns. Tente se lembrar dessa pessoa. Imagine como seria hoje poder rever, contar como sua vida é, quais os sonhos que você seguiu, onde eles levaram você.
Sentimos saudades de elos estabelecidos no passado, de pessoas que deixamos pra trás, as vezes por capricho do destino, outras por incapacidade de perdoar e ser também um grande amigo.

Hoje o sentido de amizade está cada vez menos acessível, cada dia que passa, faz com que os relacionamentos se tornem mais superficiais. Ouço os jovens falarem com entusiasmo a quantidade de amigos que acumulam em redes sociais. Na maioria das vezes pessoas que eles nem ao menos conhecem. Perdendo  o principio da amizade, que é união e fraternidade. Quantos destes tais amigos, você pode contar? Não estou falando de problemas ou dificuldades, mas tão somente, do fato de dizer EU tenho um grande e verdadeiro amigo. Alguém que me ouve, que dedica um espaço em sua vida, para aceitar a minha. Para muitos essa pessoa não existe. Outras vezes não temos maturidade para perceber que estamos cercados de amigos, de anjos. Pessoas dispostas a ser um exceção neste grande universo. Abra os olhos e veja como é maravilhoso saber que não estamos sozinhos nesta jornada, e que existem pessoas que trazem consigo paz, e nascem nesta vida, tão somente para continuar sendo nossos amigos.

Chico Xavier, deixou esse poema falando da amizade, eu adoro e quero dividir com vocês.

" Se eu morrer antes de você, faça-me um favor;
Chore o quanto quiser, mas não brigue comigo.
Se não quiser chorar, não chore;
Se não conseguir chorar, não se preocupe:
Se tiver vontade de rir, ria;
Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão;
Se me elogiarem demais, corrija o exagero.
Se me criticarem demais, defenda-me;
Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam;
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas a vida inteira eu tentei ser bom e amigo...
E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase:
- Foi meu amigo, acreditou em mim e sempre me quis por perto!"
Aí, então derrame uma lágrima.
Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal.
Outros amigos farão isso no meu lugar.
Gostaria de dizer para você que viva como quem sabe que vai morrer um dia, e que morra como quem soube viver direito.
Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.
Mas, se eu morrer antes de você, acho que não vou estranhar o céu.
"Ser um amigo, já é um pedaço dele..."

Procure por hoje, olhar com generosidade para seus amigos, reflita sobre como seria sua vida sem a presença deles, e se verdadeiramente você está sendo um bom amigo.
Uma vez ouvi, que para termos bons amigos, precisamos ser bons amigos. Ainda dá tempo de apreender.
Então seja hoje um grande e verdadeiro amigo.

3 comentários:

  1. Amizade verdadeira e isso !! Amo Chico Xavier ! Verdadeira amizade nao precisa estar todos os dias um do lado do outro ....e pode ate ficar anos sem se ver ....pq nao e o tempo ou a distancia que diminui uma amizade ! Bjs !

    ResponderExcluir
  2. Nossa, amo reflexão de amizade, muito boa mesmo, esse escrita....pricipalmente o começo..Parabéns vai se mais uma pra minha lista das que eu gosto..srs.XD

    ResponderExcluir
  3. Pois é amizade verdadeira não é aquela que só diz Sim mas aquela que sabe tbem dizer Não. Agradeço a Deus todos os dias e todas as noites pelos amigos que tenho. Obrigada por ser minha amiga tbem Ivone. Vc é linda por fora e mais ainda por dentro. Bjs Sú

    ResponderExcluir