Início Ivone Delecroide Informações Curta a Fanpage! Siga no Twitter! Siga no Istagram Siga no Pinterest Entre no Círculo! Canal Ivone Inova Image Map

9 de outubro de 2013

O que Você Faz Com o Seu Tempo?


Tempo é a duração dos fatos, é o que determina os momentos, os períodos, as épocas, as horas, os dias, as semanas, os séculos. A contagem do tempo é a mesma desde o início dos tempos. Mas estamos sempre com a sensação que o tempo está passando muito depressa.

Há várias hipóteses para o fenômeno, mas a mais aceita demonstra que essa sensação está relacionada à quantidade enorme de informações e experiências a que estamos sujeitos atualmente. Quando experimentamos algo novo, como ir a primeira vez em um lugar ou conhecer pessoas novas, mais dados são armazenados em nossa memória, pois tudo é novidade. Enquanto fatos rotineiros passam despercebidos, tornando automático.


Para um jovem de 12 anos chegar aos 18 anos é uma eternidade, tudo porque nestes 6 anos, ele estará vivendo situações novas o tempo todo. Já para alguém com 60 anos, os mesmos 6 anos representam apenas 10% de sua vida, e novas experiências são cada vez menores. Por isso, em geral a sensação de que o tempo está voando fica mais forte à medida que envelhecemos.

E logo vem à cabeça, a infinidade de coisas que podemos fazer. O tempo existe e é suficiente para tudo que nos propusermos a fazer. Sendo assim, é uma questão de matemática, em criar uma estratégia de aproveitamento.

Já o que é possível ver nos tempos de hoje, é o desperdício de tempo. Investimos nosso tempo em coisas supérfluas, como redes sociais, fofocas, lamentações e por aí vai, que em nada acrescenta. Essas coisas existem justamente para roubar o nosso tempo.
Não caía nesta armadilha planeje suas atividades e organize-as conforme a importância e urgência.

Veja alguns hábitos simples que podem fazer com que o seu dia pareça ter mais de 24 horas.
1- Considere fatores como trânsito, tempo de deslocamento e esperas, aproveite esses momentos para ler um livro, ouvir um áudio, apreender um idioma ou simplesmente se atualizar com as notícias.

2- Troque horas da novela, por um filme, além do conteúdo ser menor, você fica com a sensação de ter chego ao final da história, coisa que não acontece com a novela.

3- Procure concentrar suas atenções nos projetos. Sem reclamações com planejamento. Assim tudo fluirá melhor.

4- O ideal é estabelecer um tempo para acessar a internet, e ser verdadeira com que faz com seu tempo.

5- Usar agendas para tarefas e compromissos ajuda bastante. Desenvolver planilhas com metas, coisas que deseja fazer ao longo da semana, do mês, ou até metas anuais. Deixe sempre a mão essas informações porque funciona como estimulo visual.

6- Trinta minutos, três vezes por semana, são suficientes para criar uma rotina de caminhada, corrida ou pedalada.

7- Tire proveito da tecnologia. O celular e a internet podem ajudá-lo a se organizar, com ferramentas como calendários, alertas e aplicativos bancários.

8- Para se organizar melhor no trabalho, deixe as atividades mais difíceis para a parte da manhã. Obedeça aos prazos.

9- Você não é uma máquina. Depois de atividades que exigem esforço e concentração, permita-se uma pausa de pelo menos cinco minutos para relaxar.

10- Aprenda a se impor limites. Às vezes, o mais saudável é dizer "não" a algumas solicitações de tarefas que não estavam agendadas e que vão te complicar.

11- Por mais que pareça produtivo, trabalhar além do horário todos os dias denota falta de planejamento. A palavra aqui é equilíbrio.

12- Estabeleça recompensas pessoais, valorize suas conquistas diárias.

Como essas dicas podemos perceber, que organizar sua rotina é possível. Atender todas as suas demandas e conferir mais qualidade ao seu dia de trabalho. E o que é melhor: como isso você otimiza seu tempo, pode investir em aprimoramento, fazer atividades físicas, passar mais tempo com a família, amigos e também relaxar. Tem um filme O PREÇO DO AMANHÃ, bem legal, que conta a história de uma sociedade construída, onde o valor do nosso tempo é moeda, trocado por alimentação, moradia, saúde e tudo mais. Se isso fosse real, muita gente já estaria morta.

Então vamos começar a investir o nosso tempo no que vale a pena. Que tal não usar mais aquela frase "não tenho tempo para isso.." e disser "não desejo investir o meu tempo com isso..."

Boa sorte. E obrigada por investir o seu tempo nesta leitura!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário